O que acontece se jogar bateria automotiva na natureza?

Você provavelmente sabe que uma bateria, independente se é de carro ou moto, possui algumas substâncias químicas que auxiliam no processo de transmissão de energia para todo o veículo. Mas, você sempre tem aquela dúvida de um ponto principal e bastante importante, e é sobre o porquê você não pode descartar a bateria em qualquer lugar, muito menos na natureza. Nós da Cais Baterias temos a energia certa para salvar o seu dia, e vamos te dizer mais exatamente o que acontece e em quanto tempo leva para a natureza decompor todo o material.

Primeiro vamos abordar sobre o tempo de decomposição. Uma pilha comum, por si só, dura centenas de anos, não se sabe ao certo o tempo exato, mas o período fica entre 100 e 500 anos, sim, apenas uma pilha! Agora com relação a uma bateria automotiva, por exemplo, não há tempo limite, pois é infinito. Ou seja, se você descartar incorretamente sua bateria em qualquer lugar, não importa em qual lugar seja, ela nunca desaparecerá. Isso acontece pelo fato do metal pesado que compõe a bateria.

Agora o problema de descartar incorretamente uma bateria é a contaminação. Jogando no meio ambiente, a bateria contaminará todo o entorno de onde foi deixada, justamente por ter materiais químicos e tóxicos que, com o passar do tempo, vai sendo absorvida pela natureza. Com a terra contaminada, acaba chegando até os animais, que mais tarde acaba chegando até na carne que você consome. E quando um alimento é contaminado, mesmo com todo o processo das grandes empresas de carne em garantir a qualidade do produto, não é totalmente garantido que não passe algum pedaço desse tipo de alimento impróprio para consumo.

A única, e melhor solução, é descartar a bateria no lugar certo! Vamos colocar como exemplo a Cais Baterias, a forma mais simples é na hora da troca de bateria, ao adquirir uma nova, você estará dando sua antiga para a loja com o preço reduzido, assim economizando seu dinheiro. Essa bateria velha vai ser levada pela Cais Baterias até a fabricante, onde a própria marca vai se encarregar de dar um destino. Parte do material vai ser reciclado para a fabricação de baterias novas, o restante será eliminado para não contaminar a natureza.

Nós da equipe da Cais Baterias esperamos ter respondido a sua dúvida. Caso tenha interesse no descarte correto de baterias automotivas, temos como exemplo a Oito Elementos, ONG que se dispõe em descartar corretamente pilhas e baterias, inclusive de veículos automotivos. Agora comente aqui embaixo, esse post foi útil para você? E não se esqueça de acessar o nosso blog, pois temos várias outras informações bem legais para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − quatro =