Posso instalar bateria convencional em carro Start-Stop?

Meu carro tem start stop? Precisa mesmo ser uma bateria AGM?

Essa é uma das perguntas mais frequentes hoje em dia em lojas de baterias, se é realmente necessário o uso de uma bateria especial que consequentemente é mais cara ao invés de instalar uma bateria convencional em um veículo startstop.

Primeiramente START-STOP é a tecnologia que reduz o consumo de combustível, desligando e ligando o motor do veículo automaticamente. Quando o motorista para no farol o carro desliga e volta a ligá-lo quando o condutor deseja movimentar o veículo pisando no acelerador. Aumentando muito o número médio de vezes que são dadas partidas no veículo.

Em especial veículos que possuem essa inovação saem de fábrica com baterias com modelos AGM ou EFB, sendo que veículos que não possuem essa tecnologia saem de fábrica com baterias de chumbo ácido mais conhecidas como baterias convencionais.

Bateria AGM

As baterias do modelo AGM são feitas com manta de absorção de vidro que impede que o líquido escape, sulfate ou estrague. O que faz com que todo o eletrólito fique sempre em contato com o material ativo das placas. Isso quer dizer que a durabilidade seja aumentada, com o bônus de trazer desempenho elétrico ainda maior para o veículo.

Bateria EFB

Consideradas as “baterias inundadas melhoradas”, elas recebem um tratamento diferenciado e especial na placa positiva, um reforço no material ativo com uma película sintética que resulta numa melhora no desempenho em partidas ou ignições sequenciais.

Agora que você já sabe diferenciar as baterias que servem os carros Start-Stop originalmente deve se perguntar o que acontece se eu instalar uma bateria convencional em meu carro.

O que vai acontecer é um desempenho abaixo do esperado primeiramente pela vida útil, uma bateria convencional possui um determinado número médio de partidas enquanto uma bateria EFB ou AGM aguentam muito mais partidas. Ou seja enquanto uma bateria convencional duraria em torno de 3 a 4 anos em um veículo normal, no veículo com a tecnologia start-stop não chegaria a 1 ano de duração. Economicamente falando esse não seria o melhor custo benefício.

Outro ponto é o suprimento elétrico para todos os componentes do carro, além das partidas sequenciais carros com tecnologias avançadas usam energia elétrica por exemplo para sistemas de freios, navegação, ar condicionado entre outras coisas. Uma bateria convencional ocasionaria provavelmente uma pane elétrica.

Ou seja, seguir os padrões originais dos veículos sempre é o melhor caminho quando o assunto é manutenção automotiva, agora que você já sabe que uma bateria convencional não funciona tão bem em um veículo com sistema start-stop comente aqui em baixo o que você achou dessa matéria! Escreva também qualquer outra dúvida que você tenha sobre baterias automotivas, o time Cais baterias está à disposição para ajuda-los(as).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =