Você pelo jeito tem algumas dúvidas referentes ao universo das baterias automotivas, e uma delas em especial é com relação a uma parte importante desse componente do carro, a proteção. Sim, a bateria de carro é protegida por uma espessura grossa de chumbo. Mas porque é necessário ter essa proteção toda para uma bateria? Nós da Cais Baterias temos a energia certa para salvar o seu dia e vamos responder agora o motivo disso!
Primeiro é necessário saber que, como a bateria é uma fonte de energia, ela possui diversos elementos químicos dentro dela aliado com grandes pilhas, isso faz com que seja gerada energia elétrica, sendo transmitida para o restante do veículo automotivo. Dentro desse tipo de bateria, há dois eletrodos, um feito de uma fina camada de chumbo esponjoso, outro de dióxido de chumbo em pó, tudo mergulhado em uma solução de ácido sulfúrico.
A questão é que esses componentes químicos são tóxicos, principalmente o ácido sulfúrico, e é onde entra a placa de chumbo externa. Conhecida pela maioria dos especialistas como placa de chumbo ácido, ela evita que qualquer substância química acabe saindo da bateria, assim impedindo contaminação ou danos para quem costuma manusear o produto.
Esperamos que tenha achado a informação importante! O universo das baterias, em especial das baterias de carro, sempre tem detalhes interessantes e que pode até te ajudar a tirar dúvidas de alguém menos experiente nas estradas. E comente aqui abaixo, você sabia que a sua bateria automotiva tinha elementos químicos?